BEM-VINDOS!
A feira internacional CannaDouro realiza-se numa cidade e num país com um passado histórico assinalável relacionado com o Cânhamo - o seu cultivo, transformação e utilização nas nossas descobertas marítimas.
A CannaDouro pretende reactivar a ligação histórica da cidade do Porto com o Cânhamo,
nas suas 3 grandes vertentes actuais:
USO INDUSTRIAL
USO RECREATIVO
USO MEDICINAL
O USO INDUSTRIAL do cânhamo em Portugal actualmente é inexistente, embora o potencial ambiental e tecnológico deste recurso natural renovável seja significativo e tenha grande expressão mundial.
No entanto, nas vertentes recreativa e terapêutica do cânhamo o cenário é distinto. O USO RECREATIVO e o AUTO-CULTIVO de cannabis fazem parte da sociedade actual portuguesa. Tendo-se, gradualmente, tornado presente na sociedade portuguesa há cerca de 4 décadas, hoje em dia, o consumo constitui uma realidade transversal a todas as classes soció-economicas no nosso país.
Segundo o “Relatório Europeu sobre Drogas 2015: Tendências e evoluções” -, elaborado pela agência da UE de informação sobre droga (EMCDDA), Portugal tem uma estimativa de consumo de cannabis de 9,4 por cento do total da população. A nível da UE, o mesmo relatório indica que 19,3 milhões de adultos a consumiram no último ano e que um por cento da população adulta é consumidora diária ou quase diária de cannabis.
O USO MEDICINAL em Portugal é já uma realidade em claro crescimento, sendo cada vez maior o número de portugueses que recorrem ao uso de óleo de CBD, o componente não psicoactivo da cannabis. E é cada vez maior o número de empresas com interesse em cultivar e realizar os processos de extracção no nosso país devido às excelentes condições climatéricas e de exposição solar.
Caros logistas, grossitas e demais representantes do HEMP BUSINESS, temos o prazer de apresentar os nossos objectivos:
Objectivos da CannaDouro
A CannaDouro pretende contribuir para a reactivação do cultivo industrial do cânhamo em Portugal, apresentando vários exemplos internacionais de empresas deste sector, a nível do vestuário, alimentação, cosmética, eco-construção, entre outras áreas, tentando fazer frente ao preconceito social relativamente a esta planta versátil.
Relativamente ao USO RECREATIVO, a feira internacional visa contribuir para a informação dos utilizadores e a para a promoção de um uso consciente da cannabis de forma a prevenir e minimizar problemas de saúde individual e pública. Por outro lado, quer promover o AUTO-CULTIVO, que contribui para deslocar o uso recreativo da cannabis de meios ilícitos e violentos.
No que toca à dimensão empresarial relacionada com o uso recreativo, a CannaDouro pretende apresentar à cidade do Porto as mais recentes técnicas de auto-cultivo e toda a capacidade inovadora e empreendedora deste sector de negócios que envolve a nível nacional dezenas de operadores e a nível internacional volumes de negócios gigantescos, no caso de países como Espanha, Holanda, E.U.A, Itália, entre outros.
Na temática do USO MEDICINAL, a CannaDouro ambiciona tornar acessível informação sobre as potencialidades e faculdades terapêuticas da cannabis, trazendo a Portugal empresas internacionais e estimulando um amplo debate na sociedade em torno do tema.
A CannaDouro deseja colocar o Porto e Portugal no calendário internacional de feiras e certames relacionados com a cultura canábica que se realizam por toda a Europa.