Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Ministra da Justiça: "Não pactuo com a hipocrisia" [Revista Visão]

  1. #1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Posts
    1.706
    Thanks
    7.157
    Thanked 4.075 Times in 1.584 Posts

    Ministra da Justiça: "Não pactuo com a hipocrisia" [Revista Visão]

    Teixeira da Cruz e a liberalização das drogas leves: "Não pactuo com a hipocrisia"


    Depois do turbilhão provocado pelas suas declarações à TSF no fim-de-semana passado, a ministra da Justiça explica na VISÃO desta quinta-feira o quê, o como e o porquê do que defende
    Patrícia Fonseca (Entrevista completa publicada na VISÃO 1145, de 12 de fevereiro)



    Foto: José Ventura


    No fim de semana deu uma longa entrevista à TSF mas, no dia seguinte, parecia que o tema de conversa tinha sido apenas um: a legalização da venda de drogas leves. O primeiro-ministro apressou-se a esclarecer que o assunto não constava do programa de Governo e que a ministra teria falado "a título pessoal".


    Estava à espera de tantas críticas, na sequência das suas declarações?

    Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que, enquanto ministra da Justiça, estou vinculada ao Programa do Governo. Porém, tal não me impede de ter liberdade de expressão sobre um conjunto de outras matérias. Sou uma pessoa livre e tenciono continuar a sê-lo. O direito à liberdade de expressão é-me muito caro e não só não aceito a diminuição da minha liberdade, como não pactuo com a hipocrisia. Que tal sabermos a opinião de quem se limita a criticar a forma e evita falar da questão em si mesma? O que pensam?


    O que está na base da sua convicção nesta matéria? Falou do combate ao crime organizado mas existem também outros argumentos?

    A minha convicção pessoal sobre esta matéria resulta das múltiplas leituras, conhecimento e experiências no terreno, ao longo dos anos, e no que para mim é uma evidência: combate ao crime, por exemplo tráfico, branqueamento de capitais, criminalidade organizada, para além dos múltiplos dramas familiares e do uso terapêutico. Acresce que a venda ilegal destas substâncias, muitas vezes adulteradas com outros produtos, provoca problemas ainda mais graves de saúde. Mas, claro, estou a falar da venda regulada.


    Quando refere a possibilidade de venda nas farmácias, defende que a comercialização deveria ser possível apenas para fins medicinais ou também recreativos?

    Não estou a falar propriamente da venda para fins recreativos mas sobretudo da prevenção e combate a comportamentos aditivos.


    No Colorado, onde a legalização da venda entrou em vigor há um ano, a criminalidade diminuiu, o desemprego baixou e o governo recebeu 40 milhões de dólares de impostos. Defende uma legislação deste género (entregando o comércio a privados) ou mais próxima da do Uruguai, onde há um controlo maior do Estado sobre a produção e comércio?

    Eu diria que os resultados do Colorado são muito impressivos, sem esquecer um controlo eficaz, não a pensar na receita de impostos para o Estado, mas, acima de tudo, na saúde e bem-estar dos cidadãos.


    A avançar como uma legislação deste género, entende que deveria ser concertada a nível Europeu, evitando o estigma de Portugal ser uma "a nova Amesterdão da Europa" ou esses receios não se colocam e o País poderia até ser um exemplo, como sucedeu no caso da despenalização dos consumos?

    Não está em cima da mesa qualquer proposta de legislação, nem consta do Programa do Governo, a esse propósito. Todavia, creio que justamente e após um amplo debate que está por fazer, como de facto sucedeu com a despenalização de consumos em 2000/2001, Portugal poderia ser um exemplo nesta matéria. A melhor forma de combater um problema não é fingir que ele não existe. É encará-lo frontalmente, em todas as suas dimensões, e encontrar soluções para o resolver.

    _____________________________________________
    Fonte: http://visao.sapo.pt
    Original em: http://visao.sapo.pt/teixeira-da-cru...crisia=f809951
    Última edição por Tricomaria; 02-22-2015 às 07:02.

  2. The Following 7 Users Say Thank You to Tricomaria For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-21-2015),BlackJack (02-21-2015),Jose Seed (02-22-2015),Moxu666 (02-21-2015),Shariff (02-21-2015),Stewie weed (02-21-2015),Tommy (02-21-2015)

  3. #2
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Localização
    Malana
    Posts
    892
    Thanks
    3.612
    Thanked 3.608 Times in 888 Posts
    A meu ver, nunca pensei que seria possivel ouvir um politico de direita ter palavras como as desta senhora, é sinal que as mentalidades estão a mudar, acho que ela tem uma boa forma de ver o "problema"

  4. The Following 6 Users Say Thank You to Moxu666 For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-21-2015),BlackJack (02-21-2015),Jose Seed (02-22-2015),Shariff (02-21-2015),Stewie weed (02-21-2015),Tommy (02-21-2015)

  5. #3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    303
    Thanks
    3.408
    Thanked 659 Times in 303 Posts
    Tá fixe sim senhor. Mantém a sua posição e o assunto continua a ser falado com um enfoque positivo por parte de quem vem.
    Obrigado pela partilha Moxu666!

    O jornalista caiu no erro/confusão da maioridade.
    "como sucedeu no caso da despenalização dos consumos?"
    O consumo foi descriminalizado. Despenalizar é outra coisa.

  6. The Following 7 Users Say Thank You to BlackJack For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-21-2015),Jose Seed (02-22-2015),Moxu666 (02-21-2015),Shariff (02-21-2015),Stewie weed (02-21-2015),Tommy (02-22-2015),Tricomaria (02-21-2015)

  7. #4
    Data de Ingresso
    May 2014
    Localização
    Algarve
    Posts
    863
    Thanks
    5.680
    Thanked 2.840 Times in 837 Posts
    Interessante a entrevista , mas me pareceu curta .
    Concordo com o Moxu é bom ver pessoas mudarem seus conceitos , e grande Black Jack muitos se enganam com este pormenor
    eu mesmo não sei a diferença entre ambos mas tenho um desconto pois não sou doutorado em merd... Nenhuma mas agora jornalistas ,governo errarem é fod... !
    Com esta polêmica do dito a título pessoal , pensei que a ministra atacaria mais Passos coelho por suas hipocrisias e esclareceria mais sua ideia a respeito da legalização ou melhorias na lei, mas vamos aguardar o BE trazer novamente o debate a parlamento e ver no que dá

  8. The Following 5 Users Say Thank You to Stewie weed For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-22-2015),Jose Seed (02-22-2015),Shariff (02-22-2015),Tommy (02-22-2015),Tricomaria (02-22-2015)

  9. #5
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Orange County
    Posts
    210
    Thanks
    1.545
    Thanked 1.009 Times in 207 Posts
    Boas pessoal!

    E então Stewie Que tal vai isso?

    É simples... Descriminalização do consumo significa que o consumo deixa de ser crime (situação actual, consumir não é crime) mas é penalizado.

    Despenalização do consumo significa que além de não ser crime o consumo deixa também de ser penalizado.

    Ou seja, com a despenalização (que no fundo é a legalização), o consumo passa a ser livre pois não é crime nem existe penalização prevista. Logo, tem obrigatoriamente que deixar de ser perseguido. O que se procura aqui, e que penso que é também a isso que a ministra se refere, é a uma despenalização do consumo que inclua também a despenalização do cultivo para consumo próprio.

    Para a jornalista que fez a entrevista (Patrícia Fonseca), o consumo já está despenalizado. Para mim também já está, pois consumo e a minha mãe não me penaliza por isso. Mas por azar tenho o Estado a fazer de minha mãe, não me dando o direito a fazer as minhas próprias escolhas.

    Abraços!

    tommy
    The more you try to erase me, the more that I appear

  10. The Following 6 Users Say Thank You to Tommy For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-23-2015),BlackJack (02-22-2015),Jose Seed (02-22-2015),Moxu666 (02-22-2015),Shariff (02-22-2015),Stewie weed (02-23-2015)

  11. #6
    Data de Ingresso
    May 2014
    Localização
    Algarve
    Posts
    863
    Thanks
    5.680
    Thanked 2.840 Times in 837 Posts
    Obrigado por esclarecer a questão , seria bom mandar uma cópia do texto a jornalista tmb rsrs , eu tinha procurado na net a respeito como vc disse é bem simples eu que não me toquei na hora rsrs .
    E gostei muito do exemplo dado há despenalização lol
    Obrigado e boas fumaças

  12. The Following 4 Users Say Thank You to Stewie weed For This Useful Post:

    253 Adv Gardem (02-23-2015),Moxu666 (02-23-2015),Shariff (02-23-2015),Tricomaria (02-24-2015)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •