Ver Versão Completa : Criar uma Associação Canábica Portuguesa?
weedtoker
08-13-2014, 00:39
Hoje é possível formar uma associação facilmente e com poucos recursos (humanos e financeiros). Visto que não me parece existir nada deste género em Portugal neste momento (pelo menos que pareça activo), não estará na altura de criar uma cultura de consciência, sensibilização e união pela planta que gostamos, pelos próprios consumidores e pelo público em geral? À partida poder-se-à pensar que não é preciso. Cabe a nós todos os dias defendermos o nosso interesse quando somos confrontados no dia a dia, mas com tanta gente com medo de dar a cara (por ter tanto a perder), e sem uma verdadeira comunidade canábica como noutros países "pioneiros" (em que ainda hoje estamos incluídos) seria uma coisa a considerar, ou terei pensado alto outra vez?
Opiniões?
Abraço e bons cultivos
253 Adv Gardem
08-13-2014, 10:18
era importante sim sr
mas mano, olha só eu fui deixar uns flyers do trc numa das marchas pela legalização, numa das cidades mais jovens do País e com mais gente a fumar erva, quando xeguei lá nem 10 malucos tinha, e os que tinha vinham xegando em grupos nao se misturando com o resto do pessoal,numa de endividualismo.
uma associação era importante sim, mas sem contar com terceiros para ajudar na batalha, tinha de ser uma coisa primeiro estroturada internamente e que se contasse apenas com os menbros, o que ainda seria um bom tempo, esses menbros e que tinham que fazer por em primeiro as coisas decorressem sem o olho do publico, formar bases, criar laços e dar uma missao a cada um, que a teria que comprir a risca, quando tudo ja estivesse com uns bons alicerses é que se saia para a rua.
Mas segundo o que tenho observado todos falam á isto assim nao pode ser, tem que ser feito algo, mas depois borram-se todos e ja não tao xeios de levar com as injustiças dos policias.
Olha só tenho um colega que foi apanhado duas vezes quase seguidas, por duas forças de segurança diferentes, onde lhe tiram a erva o o grinder mas não o levam para a esquadra, porque? vai fazer o que com a erva? e com o grinder? e essa opressão causa medo na hora de sair com um cartaz na mão, ou seja o que for.
weedtoker
08-13-2014, 12:45
Pois, mas a ideia de uma associação é mesmo essa, visto que a comunidade em Portugal, nunca foi uma comunidade, e sem nós próprios, os interessados, nunca vamos ver o nosso interesse resolvido. Porque é muito fixe ter tanta gente a reclamar disto tudo enquanto, fumam uma poleca mal amanhada e cuspir uns factos algo duvidosos, do que realmente fazer alguma coisa. É assim à anos e estamos a ficar para trás. Como uma associação podes ligar-te a figuras, podes trazer cá gente (porque este país infelizmente funciona na base de trazer o estrangeiro "que sabe tudo") e acabas com uma capacidade de organização muito maior por teres uma plataforma legal criada. Meia dúzia de malucos conseguiam começar isto facilmente, eu sou um que não se importa de perder horas a torrar pestana e a trabalhar no que for preciso, mas sozinho também é impraticável...
Mr.Ganja
08-13-2014, 13:51
Boas
Claro , criar uma associação era excelente ! Sendo nós os interessados , faz sentido que sejamos nos a andar com isto para a frente ! Ninguém o vai fazer por nós , isso é certo ! Basta olhar para os nossos vizinhos espanhóis para perceber que andamos bastante atrasados no tempo
Era uma maneira de o pessoal se poder defender , argumentar e refutar muita merda que se diz !
Penso que o problema é existir pessoal disposto a dar a cara !
Já se falou alguma coisa aqui : http://tricomaria.com/vb4/showthread.php?886-Aumentam-emerg%EAncias-m%E9dicas-por-consumo-de-cannabis
Dentro das minhas possibilidades , também ajudo no que fizer falta !
Abraços
253 Adv Gardem
08-13-2014, 14:35
também tou dentro , é uma questão de se dialogar no sentido a que se possa xegar a algo que seja digno de sair do papel ;)
weedtoker
08-13-2014, 14:58
Então e para além de interessados (que há sempre muitos), quem são daqui, os que estão realmente disponíveis para se falar disto e avançar com uma coisa séria? É que organizar estatutos, criar e gerir isto nem rouba muito tempo se for um pequeno grupo. Reuniões podiam ser feitas de x em x tempos (fora o contacto online) para se decidir realmente por onde atacar.
Eu também estou dentro..moro é longe dos grandes centros..mas pronto..isso também não será um grande problema. O difícil acho que é mesmo começar e ganhar alguma embalagem.
Portugal é muito pequenino..e apesar dos Portugueses serem todos muito bons individualmente, colectivamente somos uma desgraça, nas mais diversas áreas..claro que há sempre exceções e espero que esta comunidade acabe por ser uma delas.
Por onde é que começamos?
253 Adv Gardem
08-13-2014, 17:21
por reunir ideias e partilha-las , o weedtoker ja viu e para se registar a associação fica em 300 euros, o primeiro passo seria ver-mos isso, e tentar arranjar algumas ajudas externas ou algum tipo de financiamento para a ideia sair do papel , depois era dedicar uma(s) diárias ao assunto e fazer
abraços
weedtoker
08-13-2014, 17:44
Meu caros, sugiro um reunião "calma" entre os verdadeiros interessados num grupo fechado, não é pela segurança, é mesmo para discutir entre os que querem avançar, como é que se vai proceder com isto tudo e para vermos não só o que cada um tem para oferecer, mas também quem conhecemos que nos possa ajudar neste âmbito...
Por mim é tranquilo..mas só para esclarecer..quando dizes reunião é mesmo fisicamente certo? Temos então que marcar uma data e encontrar um meio termo em relação à localização da mesma..ver quantos somos e como é que estamos distribuídos geográficamente.
weedtoker
08-13-2014, 18:06
Não me importo de reunir online para os mais acanhados perderem eventuais receios, e marcar um encontro físico não muito distante do dia de hoje (que seria óptimo). Outra coisa, há vários membros da praça tuga do cannabis cafe que poderão estar interessados nisto. Deveria falar-se com eles também, não?
Sim..podia-se começar online e depois então passar para o lado mais físico da coisa..até porque vai ser inevitável. Portugal já é pequeno..se nos vamos estar a dividir por fóruns então ainda mais pequenos ficamos..creio que toda a ajuda é pouca.
boas rapazes, quando falam de uma associação, que tipo de associação é que pretendem? de consumo? desculpem mas tendo em conta que ainda é "ilegal" a posse, cultivo e ate o consumo esta-me a fazer alguma confusão o que pretendem exactamente, mas dentro das minhas possibilidades também ajudo no que for preciso.
Associação de consumidores e cultivadores assumidos, que estão unidos por uma causa..não propriamente um clube como os de Espanha..isso neste momento era impossível..visto que nem sequer é legal comprar/possuir 1 única semente.
de consumidores ...... penso que será relativamente fácil criar uma estrutura (não associação), mas de cultivadores .....naaaaaaa, acho que é muito arriscado, e se for uma associação LEGAL com a papelada toda (os tais 300 euros) penso que não é possível, tendo em conta a "linha do negocio", penso que será talvez uma mais valia tentar falar com a malta do bloco de esquerda ver o que se pode fazer porque eles de vez em quando lembram-se e puxam desse assunto na assembleia da republica
weedtoker
08-13-2014, 18:37
Isto ainda não é Espanha ainda... A ideia era ter uma plataforma legal (e que pode obter apoio$), para batalhar neste assunto e que possa organizar um movimento que peca por não estar organizado neste país. Em relação a consumos cada um faz o quer (quero eu dizer que não incitamos ninguém), até porque não é preciso ser consumidor para estar a favor da legalização é, um direito civil que é negado neste país há décadas a quem o queira praticar. Então e aonde é que os interessados desejam falar?
Quando disse cultivadores e consumidores foi porque é a esses 2 casos que a associação mais interessa, tenho amigos que não fumam nem cultivam e apesar de estarem de acordo com a legalização, de certeza que não vão mexer uma palha para que isso aconteça..no máximo votam a favor ou assinam uma petição...reuniões e tarefas duvido.
Eu por mim falo mesmo no skype, acho que dá para estarem várias pessoas a falar ao mesmo tempo..pode ser por voz ou por escrito tanto faz. É como quiserem meus amigos.
Mr.Ganja
08-13-2014, 18:57
Nada nos impede de criar uma associação , seja para defender os nossos interesses enquanto fumadores / agricultores , seja para fazer chouriças ou outra coisa qualquer ... Criar uma associação é legal !
Claro que ninguém esta a falar em criar um clube social como em espanha , onde se cultiva para consumo colectivo ! Isso é impossível neste momento em
Portugal !
Existem muitas coisas que uma associação pode fazer ...
Em relação a reunir a malta , também se pode criar uma sala de chat privada e passamos apenas o link a quem desejarmos ! Opção são várias ....
Abraços
weedtoker
08-13-2014, 19:22
o chat parece-me melhorzinho, mas é como quiserem, conhecedores disso, cheguem-se à frente...
253 Adv Gardem
08-13-2014, 21:04
claro que é boa ideia o pessoal do outro forum, pudias ate convidar-los a cá vir, este e mais leve e a minha net e pre-hestorica por isso nem entrei no chat, vou ver se mudo isto o quanto antes mas por enquanto é o que há.
é importante haver uma associação, para se mostrar que isto não é uma cena de junkies, os malucos ganjeiros, ou nenhuma especie de associção criminosa, acredito que o que falta é dar um passo para que depois outras pessoas começem a pensar que de fato pode haver beneficios e queiram seguir o exemplo,
woldtoker convida esse pessoal a ca vir ou reunimo-nos online no chat tanto dá, mas primeiro deviamos falar e marcar um dia que todos os interessados pudessem tar presentes para dar o seu voto, e uma coisa sem pressa, nao sei o que acham é so uma ideia
abraços
ricardopunxs
08-14-2014, 13:18
acho uma boa ideia mesmo e vou tentar dar a minha contribuicao para que isto aconteca
ja ta na hora de darmos um passo em frente nesta materia
contem comigo:yep:
Stewie weed
08-20-2014, 11:49
Em meu ver acho que Portugal deu um imenso passo com a despenalização , Portugal está passando por dificuldades todos os políticos estão voltado para este problema , conseguir fazer mudar algo na lei por agora seria utopia .
Portugal realmente precisa de regulamentar a lei o que temos não é nada , mas penso que muitos assim como eu colocaria realmente a cara a tapa , se fossemos centenas na rua brigando por um ideal ,e assim realmente despertasse interesse em uma mudança justa .
É o que penso mas , no que depender de mim para ajudar contém comigo .
ruderalis
08-20-2014, 14:14
Muito legal esta iniciativa! Como citaram, é uma boa comunicar a outros fóruns canábicos portugueses e juntar mais participantes com ideal em comum.
Pelo que li nos regimentos dos clubes do Uruguai, uma prática importante são os cursos de cultivo e manejo, são simples aulas de jardinagem, complementadas com informações técnicas e artigos cientificos, de modo que todos os membros participem.
Então uma das justificativas da criação deste clube/associação pode ser a educação prática de agricultura e sustentabilidade aí então pode-se incluir o resto da sociedade, pessoas que não consomem mas conhecem a questão da marijuana
Como é na Espanha? O que se pode copiar dos modelos dos clubes de lá?
Sucesso e prosperidade canabica! :weed2:
Boas!! :yep:
Como é pessoal... Prontos para mais uma tentativa? Hehe...
:weed:
Hoje é possível formar uma associação facilmente e com poucos recursos (humanos e financeiros). Visto que não me parece existir nada deste género em Portugal neste momento (pelo menos que pareça activo), não estará na altura de criar uma cultura de consciência, sensibilização e união pela planta que gostamos, pelos próprios consumidores e pelo público em geral? À partida poder-se-à pensar que não é preciso. Cabe a nós todos os dias defendermos o nosso interesse quando somos confrontados no dia a dia, mas com tanta gente com medo de dar a cara (por ter tanto a perder), e sem uma verdadeira comunidade canábica como noutros países "pioneiros" (em que ainda hoje estamos incluídos) seria uma coisa a considerar, ou terei pensado alto outra vez?
Opiniões?
Abraço e bons cultivos
E então weedtoker, desenterraste a pasta? :D
Fizeste bem ;) Mas pronto, penso que já vai bem para lá da 10ª vez que se fala deste assunto desde que frequento fórums cannábicos. Até aqui falou-se muito mas depois nunca chegou a acontecer. Mas lá está, tudo tem o seu tempo. Até aqui e desde que o Horta da Couve morreu também se falou muito em fazer re-surgir um fórum cannábico à altura, como deve de ser, e depois de se falar nisso também provavelmente mais de 10 vezes, cá estamos no Tricomaria. Então, porque não pensar igualmente alto no que a uma associação diz respeito?
Parece-me bem. Se me permitem entrar de rompante e começar a pegar naquilo que por aqui se disse nas últimas semanas, poderei partilhar opinião, acrescentar informação e transmitir também até que ponto estarei disponível para dar o meu contributo.
Seguimos no próximo. Até Jah :weed:
tommy
De volta ;)
Li tudo, mas ficaram-se pelo 13-14 de Agosto. Acabaram por falar em algum chat ou assim?
Ou está-se no mesmo ponto?
Eu tenho algumas opiniões que posso partilhar caso alguém esteja interessado em saber o que penso acerca do assunto....
A altura ideal para termos uma associação sería até às próximas eleições legislativas na fé de que se confirme a tendência e ganhe o PS, para então fazer pressão no sentido de que cumpram com aquilo que disseram aquando do último debate sobre a proposta de lei do Bloco de Esquerda para a legalização do cultivo para consumo próprio e do conceito de "clube social de canábis". Foi há pouco mais de um ano e o PS disse que não concordava com a forma da proposta de lei do BE mas que estavam de acordo em que era preciso mudar no mesmo sentido que o BE propôs e que iriam ponderar apresentar eles próprios uma proposta de lei para esta matéria.
Como já se disse podíamos tentar trazer algumas personalidades "canábicas" vindas do estrangeiro, fazia-se um seminário com algum investigador espanhol que esteja a realizar estudos canábicos, e contacta-se alguém do PS para que esteja presente e se faça disso noticia. Poderia ser que houvesse sorte e a partir daí a coisa se começasse a desenrolar.
Quanto ao modelo, diz-se que temos uma lei mais favorável que a dos espanhóis para criar clubes sociais de consumidores. Cá o consumo é descriminalizado e em Espanha não. Por cá não é crime estar na posse de até 15gr de canábis e em Espanha é. Se os clubes sociais de canábis se vierem a assumir como um negócio rentável em Espanha não tardará muito até que nos invadam. Só precisam de um bom advogado.
E é disso que nós também precisaríamos se quisessemos avançar com algo do género. Sem advogado é como ir à colmeia de tanga. Nesse caso se calhar não vou, ou se vou é no grupo dos simpatizantes que vai um pouco mais atrás, hehe.
E apesar de se poder criar uma associação tipo clube social, para funcionar de forma semelhante, ou uma associação de consumidores e cultivadores, penso que o mais seguro é sempre começar com uma associação de estudos canábicos. Como começaram os espanhóis. Para ir apalpando terreno. Aos ouvidos do povo preconceituoso soa menos criminoso "Associação de Estudos Canábicos" que "Associação de Consumidores de Canábis" ou "Clube Social de Canábis". Mas é apenas uma opinião. E até porque com um bom advogado se calhar dava para queimar etapas.
Na Edição nº 6 da Revista A Folha (http://tricomaria.com/vb4/showthread.php?43-%C5-%26%239403%3B%26%2310061%3B%26%238466%3B%26%238462 %3B%26%235579%3B-n%BA-%26%239317%3B) temos um artigo com muita informação útil sobre como criar um clube social em Portugal.
Isto é o tipo de coisa que era interessante tratar-se num subfórum apenas acessível a quem se dispuser a ajudar. Se vos parecer boa ideia basta dizer e falo com a administração/moderação para saber se estão de acordo e criamos esse espaço estabelecendo regras para o acesso a novos membros.
Sabendo melhor em que ponto estão e falando mais em privado, poderei dizer também até que ponto estou ou não disponível para ajudar. Mas assim por alto posso desde logo dizer que disponho de pouco tempo, infelizmente, e que se para redigir textos até me safo, para falar em público é que é mais complicado e não tenho muito jeito. Portanto numa associação a funcionar bem poderia ajudar na redacção de textos para a comunicação social, para partidos políticos, etc. Igualmente se se criasse um fórum para a associação, quer aqui como subfórum, quer como fórum próprio em site da associação, poderia ajudar na moderação do mesmo.
De resto e mais detalhado, só mais tarde em privado :yep:
:oldtoker:
Digam coisas. Abraços!
tommy
Stewie weed
09-04-2014, 12:36
Começando pela política acho que o PS durante este período de eleições fala bonito mas se abstêm daquilo que lhe pode vim a prejudicar nos votos , acho que mesmo depois que for eleito vai ter o mesmo interesse de agora ou nenhum em regulamentar a lei , mas o problema maior vai ser o PSD e CDS (que serão maioria) então por implicância ou por achar que não é o momento certo irão votar contra.
Temos uma lei aceitável mas com uma grande falha , a respeito do chat fica por aí mesmo pois temos fóruns cannabicos com muitos usuários a favor da Ganja e como foi dito a muitos falam em juntar usuários e simpatizantes mas fica somente no papel , desculpa ser um empata foda mas é o que parece ao meu ver.
Comecei a conhecer algumas pessoas que plantam aqui no algarve que são pessoas que nem passava por minha cabeça que plantam cannabis mas infelizmente sem interesse de conhecer mais sobre a erva (como cuidar da planta quais tipos existente de espécie o efeito de cada strain ...) ou lutar por um ideal diferente .
Peço desculpa parecer um do contra mas estou nessa a pouco tempo e digo o que penso e o que outras pessoas transmitem em meu parecer.
Um club social onde pudesse juntar pessoas para fumar e trocar ideia já seria um grande passo a respeito de cultivo coletivo acho muito difícil vim a conseguir isto por agora.
Mas como disse antes no que poder ajudar contém comigo , mas me espor agora infelizmente é fora de questão (por motivo de trabalho).
Boas pessoal, venho de um forum vizinho como alguns devem saber, ja se comunica, quem se junta à causa ?
Gosto da ideia de redacção de textos, respostas à imprensa, entrevistas, etc.
Boas pessoal, venho de um forum vizinho como alguns devem saber, ja se comunica, quem se junta à causa ?
Gosto da ideia de redacção de textos, respostas à imprensa, entrevistas, etc.
Boas!
É isso. O pessoal que leia isto e se queira juntar que vá dizendo algo por aqui pois penso que estaremos falando sobre o tema noutro sitio e só manifestando o vosso interesse em ajudar poderemos partilhar acesso ao local onde neste momento se está a falar do assunto ;)
E claro, também vale deixar ideias tanto para a formação da associação como para depois de esta estar formada :yep:
Abraços!
tommy
Debate reaberto e algumas ideias que vêm da comunidade e de vários pontos do país:
- Produção / análise de sondagens / inquéritos online ou pessoalmente pela associação ou outras.
- Participação em eventos como feiras, exposições, festivais (?), etc, em todo o país.
- Site com conteudos informativos (fixos?) nas àreas: judicial, medicinal, industrial (canhâmo)
- Listagem das principais noticias da comunidade internacional sobre as politicas mundiais, em português.
- Workshops virados para a agricultura e sustentabilidade.
- Ligações para as comunidades de referência em Portugal e associações activistas internacionais.
- Colaboração com universidades para estudos práticos aprofundados sobre o tema.
*adicionados
- Comunicados/respostas à imprensa, autoridades, etc
- Entrevistas/testemunhos
Parte judicial / actuação das autoridades (processos a decorrer, processos passados, etc), politica (alteração de leis), medicinal, recreativa (liberdade de escolha), social, e tudo à volta.
Se alguém achar que pode colaborar minimamente online ou pessoalmente não vejo porque não se envolverem ;)
253 Adv Gardem
09-07-2014, 12:45
deixo aqui a resposta em aberto assim todos podem ler
Como antes ja o tinha dito posso ajudar em alguma coisa, porque são bastantes as coisas assinaladas em cima, e com certesa em algum contexto posso ajudar.
Foi-me perguntado se cria participar nas conversas que o pessoal anda a ter, mas, passo a explicar, a minha net ta horrivel, e trava-se tudo o que torna dificil sacar mais cenas e isto ainda piorar, tenho que ver se troco isto mas por enquanto é o que há, depois tb tou a atrevessar umas série de problemas que fazem lembrar as pragas, multiplicam-se de dia pra dia... mas como acredito na causa, e por vezes até serve de escape porque gosto do tema pode ser que se arranje mais umas forças... enfim
Como já tinha dito á pessoa, e digo agora a todos os envolvidos, que falem, cheguem a um consenso e depois se precisarem de ajuda em alguma coisa, contactem-me na boa
espero que entendam a situação, abraços
Boas!
Como é rapaziada? Em que ponto estamos ou a que ponto se chegou?
Lamento a minha falta de acompanhamento da situação mas o tempo escasseia como nunca.
Saudações canábicas :weed:
tommy
Deve-se estar no ponto que o pessoal tem fumo e esqueceu-se :p
No meu ver era bem pensado arranjar maneira de juntar donativos para poder pagar honorários a um advogado em condições que nos pudesse guiar pelo processo. Para isso era preciso juntar uns quantos que querem ajudar e debater ideias. É preciso é mesmo querer andar para a frente, e se forem 100 a querer é mais fácil que se forem 10.
Mr.Ganja
01-14-2015, 22:49
Boas
Já se falou várias vezes nisto , mas por alguma razão a coisa acaba sempre por ficar em stand by ! Da ultima vez pensei que era mesmo e afinal não foi :(
Cheguei a preparar um servidor no teamspeak para conversarmos ( que ainda se mantém online ) e ainda chegamos a ter umas conversas por voz !
De qualquer forma , da minha parte continuo disponível para ajudar dentro das minhas possibilidades !
Digam coisas
Abraços
Boas
Já se falou várias vezes nisto , mas por alguma razão a coisa acaba sempre por ficar em stand by ! Da ultima vez pensei que era mesmo e afinal não foi :(
Cheguei a preparar um servidor no teamspeak para conversarmos ( que ainda se mantém online ) e ainda chegamos a ter umas conversas por voz !
De qualquer forma , da minha parte continuo disponível para ajudar dentro das minhas possibilidades !
Digam coisas
Abraços
Opá!!!ainda n tinha visto este post:( faço as tuas palavras minhas!!!onde é k é preciso ir?
Mr.Ganja
01-14-2015, 23:33
Acho que em 1 lugar era preciso juntar pessoas dispostas a avançar com a cena ! Depois são precisas pessoas que queiram/possam para dar a cara ! Para criar a associação é preciso um responsável , "presidente" ou lá como lhe queiram chamar .. Isso implica dar o nome , etc ...
Da ultima vez o Weedtoker disse que não se importava de ficar na linha da frente... entretanto nunca mais falamos...
Se alguém se quiser chegar a frente , digam
Abraços
Eu nao me importo de dar a cara se for necessario...até o meu boss deve saber k fumo!!!mm k nao saiba passa a saber ;) tive a ler os coments da malta e gostei do k vi axo k a ideia dos estudos cannabicos passava melhor numa AR ;) enfim, to sem tempo pra escrever mt pois saiu agr ás 00, contem cmg pro k der e vier...mas estou como o shariff...geograficamente...é complicado...
Stewie weed
01-15-2015, 12:54
Vejo que já foram dado vários passos com tentativas de reunir a malta para uma conversa, todos mostraram boa vontade em ajudar de alguma forma na medida do possível ,até o Weedtoker e o Moxu666 tiveram uma grande atitude em dar a cara .
Agora o que será preciso para dar um passo seguinte mas que realmente seja marcante na sociedade e política!
Stewie weed
01-16-2015, 15:41
Alguém a dar o primeiro passo?
Não vamos deixar afecer novamente este tópico, 2015 tem que ser um ano de conquista!
253 Adv Gardem
01-16-2015, 15:59
o grande problema parece a situação geográfica, uns no norte, outros no centro e outros no sul
complica tudo
Stewie weed
01-16-2015, 16:13
Uma reunião em algum lugar no centro do país num fim de semana acho que seria uma distância satisfatória para todos
Penso eu .
Vamos opinar e dar sugestões malta .
253 Adv Gardem
01-16-2015, 16:25
eu so posso falar por mim
neste momento, seria ate fod+ no centro, tenho o carro encostado pq esta a precisar de reparo
e a minha cidade a Lisboa ainda é muito mesmo porque moro no norte minho mesmo ca em cima ehehe
o grande problema parece a situação geográfica, uns no norte, outros no centro e outros no sul
complica tudo
Era porreiro o pessoal encontrar-se claro mas isso até é mais numa de convívio, hoje em dia com a tecnologia que temos a disposição acho que conseguimos dar os primeiros passos online, pelo menos organizar alguma coisa coesa e com pés e cabeça, depois disso é que se pensava em alguém dar a cara para o que der e vier.
Alguém faz ideia de qual seria o orçamento para termos apoio juridico adequado ?
253 Adv Gardem
01-16-2015, 18:11
o pessoal axo que se chegou a reunir on line
houve um amigo que esta por dentro desse assunto que me disse que em Lisboa existe uma epecie de associação
o pior mesmo seria mesmo haver alguém que desse o rosto á associação
como é um tema bastante conplicado (que não devia ser) e as pessoas têm empregos a manter, familia e tal a coisa torna-se mais complicada
Se for necessario, ja disse antes, eu dou a Cara pla Associação ;) e sem represálias no meu work, pra me despedirem teriam de pagar bem :P ;):rollit: trabalhos há mts (é preciso é vontade de trabalhar) empregos é k há poucos!!!pralém de k (temos o exemplo do Colorado), esta área dps de aberta ao publico, é um excelente negocio!!!se fossemos os 1os na área a conseguir abri-la ao publico ;) concerteza mtas mais portas se abririam ;)
253 Adv Gardem
01-16-2015, 19:32
mas vamos ver por este sentido
neste caso estamos um numa ponta do Pais e outros na outra
sempre que fosse pa se juntar seria mega filme, e claro que se por outro lado fossemos todos de perto as coisa eram muito diferentes
Portugal é um atrasado (também mental) mas atrasado pois ja a tanto Paises a mudar as coisas , menos nós
opá, apartir do momento k isto avançasse, nao me importava de abdicar de uns dias de ferias do work pra ir visitar pessoal interessado no projeto!!!e estou so a falar por mim.
Adv já fui á Ilha do Ermal 4 anos seguidos :P a distância pra mim n seria problema ;)
Já angariei mais de 15 socios pra nossa associação ;) vamos lá andar com isto ;)
abraços
Já angariei mais de 15 socios pra nossa associação ;) vamos lá andar com isto ;)
abraços
E todos dão nome e número de BI/CC?
Também faz falta talvez 30 euros de cada um (que poderia ser a quota anual para se ser sócio), para se criar a associação e para que de preferência sobre algum dinheiro para ficar logo destinado a contratar serviços de um advogado.
A Associação até podia servir numa fase inicial apenas para isso. Se todos derem 30 euros e formos 30 pessoas, são mil euros a colocar de parte para proteger o primeiro sócio a ter azar com a justiça.
Hoje não vou escrever muito, apenas refiro isso, que é um belo incentivo para mais pessoal se querer associar e/ou ajudar a criar a associação. É quase como fazer um seguro "Cultivo Caseiro para Consumo Próprio", por 30 euros ao ano tenha acesso aos serviços de um advogado especializado caso tenha o azar de ver as suas plantas apreendidas. Depois falta é encontrar o advogado especializado...
Abraços! :yep:
tommy
yep, todos dão a cara ;) todos adultos com mais de 30 anos ;)
eu sou de acordo em fazermos tipo cotas mensais e para entrar teriam de pagar a Joia k seriam esses 30 paus ou talvez menos, consoante o k tivessem de pagar mensalmente...era uma questão de organizar as coisas e ver o k seria melhor ;)
Mr.Ganja
01-19-2015, 22:52
Boas
Também penso que não seria necessário que todas as pessoas deiam o B.I / CC .. Em principio seriam só as pessoas "responsáveis" pela associação correcto ? Os restantes sócios , penso que não seria necessário !
O mais complicado é encontrar o advogado.. Em Espanha era fácil porque ha advogados especializados no tema . Aqui na tuga é mais complicado !
Sempre podemos meter um anuncio no facebook a dizer que estamos a procura de um advogado :p ! Eu não conheço nenhum !
Abraços
Axo k de todos os users do forum (plo menos dos k kerem entrar nisto) devo ser o k está mais perto de Spain...Vou falar com pessoal k conheço ali a ver o k me dizem:yep:
Cá, nunca fui a advogados (graças a Jah), não tenho assim grande conhecimento nessa área!!!talvez algum user possa-nos indicar algum?
Boas
Também penso que não seria necessário que todas as pessoas deiam o B.I / CC .. Em principio seriam só as pessoas "responsáveis" pela associação correcto ? Os restantes sócios , penso que não seria necessário !
Boas!
Eu também não tenho a certeza mas quando falei disso foi porque entre 2009 e 2012 fui sócio da AICC e tive que dar nome, número de BI e morada. Se eles pediram por outras razões, não sei, mas penso que foi mesmo porque teve que ser. Agora em Portugal se calhar pode ser diferente e para se ser sócio de uma associação talvez isso não faça falta. Enfim, é algo que não será muito dificil esclarecer, até pode ser que passe por aqui alguém que saibe e nos informe :D
:yep:
tommy
Mr.Ganja
01-19-2015, 23:21
Mas esses dados dos sócios deviam ser apenas para "consumo interno " da associação , penso eu ! Para registar a associação obviamente os responsáveis tem que dar os dados pessoais , mas penso que sejam so mesmo os dos "fundadores " ! Pelo menos é que faz mais sentido .. mas também não posso confirmar com 100% de certezas !
Abraços
Já há associações de tudo olhem-me isto!!!hahahaha :couple_inlove::devilish:
9230
e nós n conseguimos fazer a nossa Associação para os estudos da Cannabis?!?! :rollit::cartaz: vamos conseguir ou sim ou sim ;)
Mas esses dados dos sócios deviam ser apenas para "consumo interno " da associação , penso eu ! Para registar a associação obviamente os responsáveis tem que dar os dados pessoais , mas penso que sejam so mesmo os dos "fundadores " ! Pelo menos é que faz mais sentido .. mas também não posso confirmar com 100% de certezas !
Abraços
Sim, eu também acho que é isso. São dados que têm que constar das papeladas da associação ;)
Se é ou não obrigatório guardar esse tipo de dados de todos os sócios isso também não sei. Mas isso facilmente conseguimos saber.
Abraço!!
tommy
253 Adv Gardem
01-20-2015, 11:45
se avançarem digam que acho que arranjo ai o contacto de um advogado :D
teria que peruntar melhor ao meu amigo mas aqui a trazado estaavamos a falar niso e ele disse que conheçe um advogado que esta a envergar por ai :)
se avançarem digam que acho que arranjo ai o contacto de um advogado :D
teria que peruntar melhor ao meu amigo mas aqui a trazado estaavamos a falar niso e ele disse que conheçe um advogado que esta a envergar por ai :)
Boas!
E será de que zona do país? Sabes?
Essa pessoa será um tal que é irmão de um user de outro fórum, não é? hehehe...
Abraço!
tommy
Stewie weed
01-25-2015, 20:02
Contem com minha participação na ajuda e 30 € se for está a taxa , penso que já seria um bom começo ter um advogado ,
Uma associação ou clube criado seria em que região e como seria a funcionalidade tipo a forma de proveito desfrute e ajuda e organização ou seria cedo para pensar no mesmo, e nos concentremos no advogado de momento.
253 Adv Gardem
01-25-2015, 20:41
não tinha visto a resposta
mando-te por inbox
Abraços
Boas pessoal!
Voltando a este tema, agora lembrei-me de mais um dado importante. Quando deixei de ser sócio da AICC foi por "obrigação" uma vez que a associação, por ser uma associação espanhola, só podia aceitar sócios que provassem residir em Espanha. Como eu na altura não residia em Espanha tive que deixar de ser sócio. O que significa (na minha opinião pouco fundamentada) que pelo menos por aí já deverá existir alguma obrigatoriedade de todos darem nome e fazerem prova de morada.
Abraços!
tommy
Mr.Ganja
01-26-2015, 10:43
Mas essa obrigação de que falas , deve ser uma obrigação imposta pelas regras e estatutos da associação ! Não tens que entregar os teus dados pessoais ao estado por exemplo ! Para mim a diferença esta ai ! Uma coisa é uma pessoa entregar os dados pessoais ao estado e o mesmo ter acesso a eles , outra coisa é entregar os dados na associação !
Mas isto são tudo suposições ! Uma coisa eu sei , os fundadores quando forem registar a associação deixam la os dados !
Com um advogado a coisa fica mais fácil :D
Abraços
Stewie weed
01-30-2015, 21:01
Dando movimento ao tópico para não morrer,!
E como anda a situação do acontecido?
Aos maiores informados é favor deixar algum relato aqui para todos os interessados !
:cartaz::fly:
boas caros amigos...tenho o contacto de email dum advogado que está a ajudar um amigo meu a criar um clube em Espanha...boas noticias?interessados contactar por mp ;) abraços
Isso são muito boas notícias :)
Ele também está dentro das leis portuguesas?
Abraço
pois é isso que temos que perguntar ;) mas penso que sim ;)
Ola , tenho o maior interesse em Participar , sou Portugues vivo actualmente na Holanda (Amsterdam) gostava de dar o meu contributo e poder partilhar o que tenho aprendido com o modo como na Holanda se trata do tema . Estou disponivel para uma troca de ideia s'eria no sentido de criar-mos a dita associacao e de uma vez por todas iniciar-mos o caminho rumo a liberdade de cultivar e consumir .
Tricomaria
02-05-2015, 16:20
Olá Nuno!
Bem-vindo a casa! :yep:
Toda o contributo é importante e acreditamos que este tópico mais tarde ou mais cedo possa resultar em algo ;)
Stewie weed
02-15-2015, 14:29
Moxu666 boa tarde aquele assunto sobre o advogado algum desenvolvimento ?
Com a deixa da ministra Paula Texeira da Cruz sendo boa ou não acho que seria um bom começo para uma melhoria
Da atual lei.
ja passei o contacto a entidade competente :P parece k estamos em standby :S
Boas pessoal! :yep:
Pois eu entretanto falei com o colega que passou esta informação do advogado espanhol ao Moxu666 e o feedback que tive de parte dessa pessoa é que o homem trabalha em Espanha e faz um bom trabalho na defesa de pessoal que é apanhado a produzir, mas mais dedicado a produções de grandes quantidades. E que não é nada barato contratar os seus serviços. E que muito provavelmente mesmo que a lei permita que ele exerça em Portugal, teria que estudar as nossas leis o que tornaria ainda mais cara a contratação dos seus serviços.
Ou seja, no que diz respeito a advogados espanhóis não nos faltam opções, tanto que até nas revistas canábicas eles se anunciam como especialistas nesta matéria e tanto podemos contratar este que o Moxu666 sugeriu como outro qualquer (há muitos). Porém, ao que parece, a solução ideal é que o advogado seja português. Mas se quiserem debater para concluirmos melhor se um advogado espanhol é ou não opção, estejam à vontade.
Igualmente na feira de Sevilha, em que vamos estar presentes, penso que haverá algum stand de advogados (como em quase todas as feiras) e, como tal, podemos falar com eles por lá, bem como com associações canábicas espanholas e/ou social clubs que tenham eles próprios advogados.
Abraços!
tommy
Provavelmente um advogado deve ter que estar inscrito na ordem dos Advogados de Portugal para poder exercer em Portugal, duvido que um advogado Espanhol se possa encarregar da tarefa, ou pelo menos não faria muito sentido que pudesse.
Vou fazer uma pesquisa pelos meus contactos familiares que sei que têm amigos Advogados e tentar falar com algum sobre o caso, mesmo que não possa ajudar directamente pode ser que me indique um colega.
Boas Sundown!
Pois, é isso, basicamente...
Por exemplo, eu se fosse espanhol e advogado, se visse que tinha muito a ganhar em Portugal em função da escassez de advogados "canábicos" que existe no país, poderia eventualmente desejar dedicar-me a ir exercer noutro país. Pode acontecer que algum advogado espanhol veja esta oportunidade e a queira aproveitar, mas será sempre muito dificil de acontecer e um espanhol só o fará tendo boas perspectivas de fazer dinheiro a curto prazo.
O que nos dava realmente jeito era um advogado que fosse simpatizante da causa. Se fosse ele próprio consumidor e/ou cultivador, ainda melhor. Alguém que entrasse na coisa pelo gosto, sabendo que durante 6, 12, 18 meses... não ia ganhar nada, mas sabendo também que esse tempo lhe permitiria destacar-se como conceituado advogado canábico. Portanto arranjar um advogado "qualquer" também é bom e é sem dúvida melhor que nada, mas o preferível era mesmo alguém que já conhecesse o tema e que simpatizasse com ele.
Mas claro, também se pode arranjar alguém que queira apenas ser "profissional" e nos ajude a avançar cobrando-nos algo em troca. Ao formar-se uma associação parte do dinheiro das quotas pode ir para o advogado que nos ajudar. Além de que podemos (e devemos), se isto fosse para a frente, fornecer apoio jurídico e de defesa de parte do advogado aos sócios que tivessem algum azar. Faria falta criar um modelo de operação implementado pelo advogado, que todos teriam que seguir, pois seguindo-o o advogado garantia defesa em tribunal e dizia-nos logo qual sería a consequência máxima esperada.
Ou seja, se o advogado nos disser que até x plantas, até x área e com determinadas práticas que servem de atenuante, o máximo que nos aconteceria era tal situação. E todos os sócios que cultivassem cumprindo com essas "regras" impostas pelo advogado poderiam beneficiar dos seus serviços de defesa em caso de azar.
E neste caso qualquer advogado serve. Se bem que convém que seja um advogado inteligente, com conhecimentos e/ou vontade de aprender.
É a minha opinião...
Abraços! :yep:
tommy
Concordo tommy...mas achas k ele iria cobrar so pra perguntar se por acaso ele estaria disponivel/interessado em defender a nossa causa?!?!?
se eu tenho um médico de familia espanhol, não percebo pk é k nao poderia ter um advogado espanhol!!!a meu ver a logica é a mm
Concordo tommy...mas achas k ele iria cobrar so pra perguntar se por acaso ele estaria disponivel/interessado em defender a nossa causa?!?!?
se eu tenho um médico de familia espanhol, não percebo pk é k nao poderia ter um advogado espanhol!!!a meu ver a logica é a mm
Boas! ;)
Claro, pode-se sempre perguntar, o meu comentário anterior apenas refere que a resposta à pergunta dificilmente será a que nós buscamos, mas sem perguntar nunca saberemos.
Quanto ao médico espanhol (que temos em fartura por cá), suponho que tenham que preencher muita papelada, talvez pertencer à ordem dos médicos, etc. Pelo que um advogado no mínimo terá que fazer o mesmo, o que à partida produz acréscimo ao valor que nos cobraría. Por outro lado eu confio num médico espanhol para tratar da minha saúde, mesmo que ele não fale nadinha de português nem tenha estudado medicina em português. Já se tiver problemas e precisar dos serviços de um advogado penso que não confiava num advogado espanhol que não fale nadinha de português nem tenha estudado direito em Portugal e/ou as nossas leis a fundo. A saúde (ou a medicina ocidental moderna) é universal, já as leis e suas interpretações de universal têm muito pouco.
Ou seja, concordo que a lógica seja a mesma, mas no que realmente interessa acaba por ser bastante diferente.
No entanto essa questão é aquela que eu deixei em aberto quando disse 2 posts atrás que "se quiserem debater para concluirmos melhor se um advogado espanhol é ou não opção, estejam à vontade." Portanto, que siga o debate, uma vez que eu também não sei ao certo que critérios tem um advogado estrangeiro que cumprir para poder exercer em Portugal.
Aí o Sundown que se disponibilizou para intermediar o acesso a algum advogado, podia pelo menos perguntar-lhe isso, pois penso que qualquer advogado português deve conhecer quais são as condições necessárias para um estrangeiro exercer por cá. Depois se for possível e relativamente fácil, podemos tentar contactar esse (ou outro) para saber se estará interessado em defender-nos, tendo em conta que pelo que me disseram ele não se dedica "a coisas pequenas", nem sabemos se está por dentro daquilo que é uma associação ou clube de consumidores.
Ou seja, mesmo que se chegasse à conclusão de que podemos e é boa ideia "contratar" um espanhol, era mais adequado um advogado que já o seja para associações em Espanha que um advogado que é especialista em defender pessoal que produz grandes quantidades e tem problemas. E para encontrar um advogado que trabalhe com associações ou que se dedique à defesa de cultivadores para consumo próprio teremos uma excelente oportunidade na feira de Sevilla, pois mesmo que não haja nenhum stand de advogados (como agora costuma haver noutras feiras), pelo menos haverá certamente stands de fartura de associações e clubes sociais que nos podem indicar os seus advogados ou quem sabe se os mesmos não estarão lá presentes.
Sim, eu sei, ainda faltam 3 meses... mas pronto, até lá vamos esclarecendo coisas e estudando possibilidades.
Por outro lado também tenho a acrescentar que este tópico não foi criado por nenhum administrador ou moderador deste fórum, é uma iniciativa que à partida não está directamente relacionada com este fórum nem se pode partir do principio que quem o gere se deve também chegar à frente para a criação da associação. Claro que cá estamos para opinar e ajudar no que for possível, mas se quisermos pensar na criação de uma Associação de Internautas de Tricomaria.com então abrimos um tópico para isso e por lá falamos. E, aí sim, não há dúvida que se pode partir do principio que cabe à equipa que gere o fórum chegar-se à frente e avançar com o tema.
Não obstante, é óbvio que está no ar um ambiente de timing correcto para avançar com isto, pois ao que parece a agenda política (senão a nacional, pelo menos a internacional) move-se no sentido de dar andamento aos processos de criação de uma lei mais justa e benéfica para todos e a todos os níveis. Possivelmente mais que nunca se justifique a criação da dita associação. Nestas coisas sempre fui muito optimista e positivo, tendo sempre acreditado que a legalização tem que estar para breve. E continuo a sê-lo, sendo que posso ser ingénuo mas estou convencido de que se não mudar nada este ano, pelo menos de 2016 ou 2017 não passa.
Portanto e recapitulando:
- Teremos que nos manter atentos e continuar a procurar um advogado português, de preferência que simpatize com o tema e que saiba ver as possibilidades de carreira que lhe seriam abertas;
- Podemos (e devemos, sem dúvida) esclarecer melhor essa questão da possibilidade de "contratar" um espanhol que já tenha experiencia no tema, pois se for possível e fácil de se fazer é sem dúvida uma opção muito válida a considerar.
De resto, vamos falando :yep:
E também se pode abrir um tópico sobre a criação de um partido politico canábico... :oldtoker:
Abraços!
tommy
Mr.Ganja
02-16-2015, 00:57
São precisas 7500 assinaturas para criar um partido politico né ? eheh :p
Abraços
Parece-me que vou começar a dar mais atencão a este fórum. :) Alguns já me conhecem de outras paragens e sabem que costumo estar atento a estes assuntos.
Estou a gostar de ler as últimas páginas deste thread, parece que finalmente há alguma atitude neste assunto.
Na minha opinião não nos precisamos prender pela questão do advogado. Acho que ter um serviço de aconselhamento jurídico numa associação deste tipo seria excelente e muito útil mas para a fase de implementação não é imprescindivel ter um advogado à disposição. O que não quer dizer que não se procure aconselhamento em questões pontuais.
Noutro aspecto, alguém já pensou um pouco mais a fundo sobre o objectivo e modo de funcionamento pretendidos para a associação? Isto é importante. Já vi que falaram de associação de estudos e do apoio jurídico que são boas ideias e pode até ter um pouco mais que isso. Infelizmente a parte do cultivo comunitário está fora de questão para já por causa da nossa legislação que difere da espanhola em pontos importantes, o que não quer dizer que no futuro não seja uma hipótese se mudarem alguns pormenores na lei.
Há alguns "serviços" que eu acho essenciais que uma associação deste tipo providencie aos sócios:
- Apoio/aconselhamento jurídico
- Apoio/aconselhamento médico e psicológico (para consumo medicinal ou consumo recreativo)
- Espaço de reunião e convívio (e provavelmente de consumo, no entanto não estou certo como isso seria enquadrado legalmente. É um dos pontos que eu tentaria esclarecer com um advogado)
- Produção e distribuição de informação relevante para os sócios/consumidores (legislação, redução de riscos, noticias, estudos, etc.)
Acho que isto já dá pano para mangas e encaixa bem nos conceitos de associação de consumidores, associação de defesa dos consumidores, associação de estudos da canábis, C.S.C., etc.. Sinceramente não interessa muito o nome que se lhe dá, a função é que é importante. Cá no burgo há a tendência para se ser mais politicamente correcto para não ofender nenhum doutor mas também me parece isso já começa a ficar ultrapassado (até a Paulinha da Cruz quer legalizar vejam só... :) ).
Notem que não incluí nenhum objectivo activista ou político pois acho que não é necessário incluir esses aspectos na base da associação para que eles existam. Da reunião de ideias e interesses e da "missão" de defesa dos sócios/consumidores é certo que essas vertentes vão surgir naturalmente. Eu vejo o projecto como uma ferramente para satisfazer uma serie de necessidades e direitos dos consumidores (até hoje negados) e não como uma ferramenta política. Acho que também há necessidade e lugar para essa ferramenta política e de emissão de opinião surgir e é igualmente importante mas na minha opinião é por aqui que nós, os consumidores, devemos começar.
Opiniões, criticas, sugestões?!...
Vamos levar isto para a vida real malta verdinha!...
.
Ola a todos !!! Antes de mais Doozer grande post !! Partilho da tua opiniao. Pelo que vejo no forum existe muita informacao, muitas ideas e mais importante partilhamos o mesmo objectivo !
Agradeco ao Weedtoker por ter iniciado o topico, nao me quero apoderar de nenhuma ideia nem nada que se pareca mas sinto que precisamos de uma direccao ,um caminho para percorrer .
Na minha opiniao precisamos de criar um grupo de trabalho para passar das palavras aos actos ! No fundo reunir toda a informacao que cada um de nos dispoe ,trocar ideias , estabelecer um plano e executar .
Quero apelar a todos para darem o feedback de quem esta interessado em participar num primeiro encontro de trabalho. Dependendo das respostas poderemos avancar com uma data .
Eu nao estou em Portugal mas tenho disponibilidade para contacto via skype por exemplo !
Um grande abraco cannabico !!
Lógicamente um grupo de trabalho teria de ser através da internet pois cada um está no seu canto...Eu estou disponivel pla internet e fisicamente ;)
Parece-me que vou começar a dar mais atencão a este fórum. :) Alguns já me conhecem de outras paragens e sabem que costumo estar atento a estes assuntos.
Estou a gostar de ler as últimas páginas deste thread, parece que finalmente há alguma atitude neste assunto.
:cool: Olha só... o grande dozer a juntar-se ao debate :D Fazes bem, isto tal como está até pode ser desta que vamos para a frente e a ajuda/intervenção de alguém com o teu andamento e bom senso nestes assuntos, poderá fazer toda a diferença para que a coisa avance. Além disso juntou-se agora por aqui um grupinho de gente boa e com boa vontade ;)
Bem-vindo de volta ao teu habitat natural :yep:
Espero que não te importes que te cite para deixar também por aqui a minha opinião e tentar ajudar a que isto avance... :oldtoker:
Na minha opinião não nos precisamos prender pela questão do advogado. Acho que ter um serviço de aconselhamento jurídico numa associação deste tipo seria excelente e muito útil mas para a fase de implementação não é imprescindivel ter um advogado à disposição. O que não quer dizer que não se procure aconselhamento em questões pontuais.
Bem visto. Podemos cortar caminho e deixar o advogado para segundo plano. Ainda que tal como se pode ver à frente nos "serviços" que achas essenciais que uma associação deste tipo providencie aos sócios aparece inevitávelmente a figura do advogado. É dificil de fugir a isso, mas concordo que se numa primeira fase isso ficar para segundo plano, logo, quando já estiver a associação criada, a motivação e organização dos envolvidos já será outra e arranjar advogado poderá passar a ser apenas mais um pormenor.
Noutro aspecto, alguém já pensou um pouco mais a fundo sobre o objectivo e modo de funcionamento pretendidos para a associação? Isto é importante. Já vi que falaram de associação de estudos e do apoio jurídico que são boas ideias e pode até ter um pouco mais que isso. Infelizmente a parte do cultivo comunitário está fora de questão para já por causa da nossa legislação que difere da espanhola em pontos importantes, o que não quer dizer que no futuro não seja uma hipótese se mudarem alguns pormenores na lei.
Há alguns "serviços" que eu acho essenciais que uma associação deste tipo providencie aos sócios:
- Apoio/aconselhamento jurídico
- Apoio/aconselhamento médico e psicológico (para consumo medicinal ou consumo recreativo)
- Espaço de reunião e convívio (e provavelmente de consumo, no entanto não estou certo como isso seria enquadrado legalmente. É um dos pontos que eu tentaria esclarecer com um advogado)
- Produção e distribuição de informação relevante para os sócios/consumidores (legislação, redução de riscos, noticias, estudos, etc.)
Acho que isto já dá pano para mangas e encaixa bem nos conceitos de associação de consumidores, associação de defesa dos consumidores, associação de estudos da canábis, C.S.C., etc..
É precisamente tudo isso. E também concretamente tentar criar aquele conceito de que falei uns posts atrás, em que todo o sócio pagante e cumpridor de certos padrões de comportamento impostos pelo advogado, possam usufruir dos serviços do advogado no caso de terem algum azar que os obrigue a defender-se em tribunal. Penso que isto pode ser uma chave para o sucesso da associação e pode até ajudar a que se crie um padrão de comportamento caracterizador da figura do cultivador para consumo próprio.
Se o advogado disser que consegue fazer boa defesa e que no máximo o que pode acontecer é X, desde que não se cultive mais de (por exemplo) 12 plantas, 2m2 de área, nem se trafique (obviamente), nem se tenha saquinhos, balanças, etc, e se na prática se confirmar que a pena aplicada nem chega a ser "criminal", temos um bom ponto de partida para contribuir para algo de positivo enquanto ao mesmo tempo o sócio é levado a reconhecer que a associação realmente presta um serviço relevante.
Mas isto já é pensando à frente, por isso penso que não valha muito a pena estar a desenvolver mais.
Sinceramente não interessa muito o nome que se lhe dá, a função é que é importante. Cá no burgo há a tendência para se ser mais politicamente correcto para não ofender nenhum doutor mas também me parece isso já começa a ficar ultrapassado (até a Paulinha da Cruz quer legalizar vejam só... :) ).
É verdade que atrás quando falámos em possíveis nomes o fizémos numa conjuntura algo diferente da actual. Tal como dizes, parece que isso de se ferir susceptibilidades neste "ramo" já começa a ficar ultrapassado e a conjuntura actual vem confirmá-lo. Por isso também concordo que o nome possa ser simples e directo. Se calhar podemos entre todos sugerir nomes e se houver clara unanimidade entre todos de que um é o mais adequado, escolhe-se esse, caso contrário abre-se uma votação e fica o que receber mais votos de parte de todos os que participarem neste tópico até esse momento.
Notem que não incluí nenhum objectivo activista ou político pois acho que não é necessário incluir esses aspectos na base da associação para que eles existam. Da reunião de ideias e interesses e da "missão" de defesa dos sócios/consumidores é certo que essas vertentes vão surgir naturalmente. Eu vejo o projecto como uma ferramente para satisfazer uma serie de necessidades e direitos dos consumidores (até hoje negados) e não como uma ferramenta política. Acho que também há necessidade e lugar para essa ferramenta política e de emissão de opinião surgir e é igualmente importante mas na minha opinião é por aqui que nós, os consumidores, devemos começar.
Opiniões, criticas, sugestões?!...
Vamos levar isto para a vida real malta verdinha!...
.
Em que ponto se ficou da última vez que se "tentou"? Quanto custa formar-se a associação? São 300 euros? Temos alguém (de entre os que por aqui se oferecem para ajudar) com experiência que nos permita fazer uns estatutos como deve de ser, assim como depois as actas e todas as demais formalidades que nos são exigidas? Quantos são os "cargos" que é preciso ocupar? Presidente, secretário, tesoureiro... ?
Sabes se o a pessoa para se associar tem que dar nome e morada? Algo mais?
Portanto, se for 300 euros e reunirmos 15 interessados para começar que paguem quota de 30 euros cada, ainda sobra qualquer coisa para algum imprevisto.
Da minha parte ajudo naquilo que puder e conseguir. Claro que estarei com gosto entre esses 15 e espero ter um papel activo se vir que encaixo e faço falta a algum nível. Além de que antes de avançarmos a sério pretendo deixar desde logo claro o que me disponho a fazer e o que por outro lado me recuso a fazer :D
Agora penso que é ir esclarecendo entre todos, as dúvidas de alguns, e depois também que todos vão dizendo se ajudam e a que nível, sendo que o nível "básico" é mesmo apenas associar-se e pagar a quota. Ao que parece alguns dos envolvidos neste tópico vivem relativamente perto e se chegarmos ao ponto de ir para a frente com isto, podemos pelo menos reunir entre estes e passar à acção ;)
Já falaremos então. Abraço e bons vapores! :weed:
tommy
Stewie weed
02-17-2015, 13:11
Estou mesmo animado com o desenvolvimento que esta a decorrer, mas por outro lado infelizmente cultivo a pouco tempo e não tenho grandes conhecimentos do mundo canabico apesar de fumar a muitos anos.
Estou disposto a poder ajudar mais se preciso com certeza , mas de momento vejo que me enquadro como sócio pagante.
Até o momento:yep:
Já não me recordo dos valores ao certo mas não estará muito longe desses 300€, provavelmente até menos. O que se paga é alguma burocracia e papelada (o mesmo que tem que se fazer para criar uma empresa) e a escritura que tem um imposto de selo e/ou taxas que acho que não chega aos 200€.
Quanto ao número de pessoas necessárias, esses são os sócios fundadores que terão que preencher os orgãos sociais: Direcção, Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal. Se bem me lembro o mínimo dos mínimos são 9 pessoas (3 em cada orgão), isso é definido nos estatutos e há alguma flexibilidade.
Dito isto, os sócios fundadores podem ser mais do que os que vão constituir os orgãos e logo desde o início, assim que forem aprovados os estatutos e o pedido de nome, pode começar-se a registar sócios e a avançar como o funcionamento normal da associação. Não é necessário fazer a escritura imediatamente (tem um prazo de alguns meses) pelo que as despesas do inicio, sem a da escritura, são irrisórias, valores facilmente angariados entre os sócios fundadores.
Acerca dos dados dos sócios, tal como qualquer outra associação legal os sócios inscrevem-se com os seus dados, nome, morada, contacto, etc.. Os dados são privados e protegidos, podendo apenas ser utilizados para os fins da associação e nunca podendo ser fornecidos a terceiros. A associação é responsável pela manutenção dos dados, pela sua privacidade e pela sua correcta utilização. Os dados são propriedade do sócio a que se referem e a qualquer altura podem ser actualizados, corrigidos ou eliminados se o sócio quiser terminar a sua ligação à associação.
Eu estou pronto para reunir e discutir todos estes pormenores. (e fazer a vaquinha para as despesas, claro ;) )
.
Mr.Ganja
02-17-2015, 18:12
Boas :weed:
Fico contente de te ver por aqui doozer :yep:
Não estou muito por dentro do assunto , mas estive a dar uma vista de olhos aqui (http://www.associacaonahora.mj.pt/) ( Associação na Hora ) É uma opção para nos ?
Básicamente dizem que temos algumas vantagens tais como :
O que é?
Com a 'Associação na hora' passa a ser possível constituir uma associação num único balcão e de forma imediata.
Vantagens
Assim, a partir de agora:
• Não é necessário obter, previamente, o certificado de admissibilidade da firma, junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas;
Deixa de ser necessário:
• Celebrar uma escritura pública;
• o envio físico dessa escritura ao Ministério Público;
• o seu depósito no Governo Civil;
• as publicações no Diário da República.
Para que se constitua uma associação, tem que haver, no mínimo, um grupo de 3 pessoas. Não confundir com o posterior funcionamento legal dos órgãos obrigatórios, já que aí são necessárias tantas pessoas quantas as que determinarem os estatutos, o que não pode ser inferior a 9 elementos, ou seja, três por cada órgão: Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral.
Em relação aos dados dos sócios , era como já tinha dito ao tommy também , os dados são privados e apenas para uso interno da associação , tal como diz o doozer !
Os dados dos fundadores é que terão de ser públicos certo ?
Abraços
Esta motivação toda do pessoal está-me a deixar maravilhadooo.
Estou a disposição para participar no grupo de trabalho e para o que der e vier.
Boas pessoal! :fuma:
Obrigado dozer por confirmares que todos têm que dar nome e morada.
Quanto ao número de pessoas necessárias, esses são os sócios fundadores que terão que preencher os orgãos sociais: Direcção, Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal. Se bem me lembro o mínimo dos mínimos são 9 pessoas (3 em cada orgão), isso é definido nos estatutos e há alguma flexibilidade.
Para que se constitua uma associação, tem que haver, no mínimo, um grupo de 3 pessoas. Não confundir com o posterior funcionamento legal dos órgãos obrigatórios, já que aí são necessárias tantas pessoas quantas as que determinarem os estatutos, o que não pode ser inferior a 9 elementos, ou seja, três por cada órgão: Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral.
Ok, então serão 3 no momento da constituição e mais 6 a seguir. Posso ser um desses 3 se depois de nos reunirmos decidirmos avançar. Se não quiserem que eu seja um desses primeiros 3, ou se até lá virmos que há 3 com mais vontade que eu, posso entrar no grupo seguinte de 6. Isso logo se fala melhor quando reunirmos.
Depois também falaremos sobre a posibilidade de se constituir com 4, para que a direcção fique desde logo atribuida a mais que 1 única pessoa, ou seja, 2 da Direcção, 1 do Conselho Fiscal e 1 da Mesa da Assembleia Geral.
Da minha parte é a isso que estou disposto, além de pagar as quotas e dar depois a minha parte de ajuda para se tratar do resto. Em público, a falar não me disponho pois não tenho muito jeito (porta-voz não é comigo), mas dar a cara posso considerar se for entre os 5 ou 10 membros do núcleo duro da associação e em determinados contextos. Ou seja, sozinho não me sinto muito confortável, mas se formos "todos" penso que não colocarei entraves a lá estar com vocês :D
Penso que da minha parte podemos contar com a minha quota e também com a de mais 5 ou 6 colegas meus que à partida estão interessados em associar-se no primeiro dia. Portanto como diz o dozer, as despesas iniciais seriam facilmente angariadas entre os sócios fundadores.
doozer: já estavas a considerar isto da "Associação na hora" que o Mr.Ganja partilhou?
Mr.Ganja: quando eles aí dizem "constituir uma associação num único balcão", fazes ideia que balcão é esse? Será, portanto, nesse balcão que os 3 membros terão que estar presentes para constituir a associação, certo?
Eu estou pronto para reunir e discutir todos estes pormenores. (e fazer a vaquinha para as despesas, claro ;) )
Igualmente :yep:
Dos 8 que participaram neste tópico nos últimos 6 meses, há 5 que residem todos a menos de 200km uns dos outros. E penso que ainda podemos contar com mais uma ou outra pessoa que não tem participado neste tópico mas que poderá encaixar bem nos que se está a planificar. Além de que mesmo os que estão mais longe, seriam sempre bem-vindos se quiserem fazer a viagem. A partir de sexta-feira começo a enviar privados ao pessoal para confirmarmos disponibilidade e pensar numa data e local.
Saudações canábicas! :weed:
tommy
253 Adv Gardem
02-18-2015, 12:20
bem pessoal eu gostava muito de participar
mas moro no norte dos nortes, e o resto do pessoal esta bastante longe
eu na minha mais sincera opinião, as coisas e porque este tema é ainda muito controverso, acho que deviam ser tratadas pessoalmente
poderá haver trabalhos em que posso ajudar, e tenho só uma questão?
o clube teria alguma sede física? ou seria inicialmente cada um na sua casa a trabalhar para a causa?
abraços
Mr.Ganja
02-18-2015, 12:44
Boas malta
Isto da "Associação na hora" teria que ser visto com calma , porque penso que optando por essa via , "Associação na Hora" teríamos que optar por um dos modelos de estatutos disponíveis, previamente aprovados pelo Instituto dos Registos e do Notariado. ( Estatutos aqui (http://www.associacaonahora.mj.pt/seccoes/estatutos.htm) )
Mais informação sobre as "Associação na hora" podem ver aqui (http://www.associacaonahora.mj.pt/seccoes/ANH-Faqs.pdf)
Abraços
A "Associação na hora" já existe há algum tempo e é uma hipótese. Simplifica e acelera o processo burocrático mas tem algumas limitações no que toca à escolha dos estatutos e do nome. É questão de se ver isso em pormenor, vou dar uma olhada no site.
o clube teria alguma sede física? ou seria inicialmente cada um na sua casa a trabalhar para a causa?
Sim, a associação tem que ter sempre uma morada da sede que funciona como morada fiscal (tal como uma empresa). Além disso parece-me que é essencial haver um ponto de encontro "na vida real" para servir de espaço de convívio e reunião. Isso implica custos que não sei se seremos capazes de suportar sem uma fonte de rendimento (além das quotas). É um assunto importante a discutir. Não sei se alguém já esteve em C.S.C.s espanhóis mas a minha ideia é ter uma coisa muito similar mas sem a produção e distribuição pelos sócios que eles têm. Estilo clube privado à porta fechada. Como disse é um assunto importante a discutir e há alguns pormenores que não queria partilhar já aqui em "público" por serem mais, digamos, sensíveis.
.
253 Adv Gardem
02-18-2015, 13:13
acho que o tommy ja viu alguns espanhois
pois a sede teria então que ser alguma loja baratinha, aqui na minha cidade e muito provavelmente em muitas outras encontra-se algumas lojas por 80 - 100 - 120 euros mensais
dependendo do número de sócios e sendo acorado previamente nalgum período em trial poderia-se tentar achar a solução para cubrir esses gastos, mas claro este crise não ajuda em nada esse pequeno inconveniente ehehe
De certa maneira a crise até ajuda. Há tantos espaços, lojas e armazéns vazios, fechados e devolutos que acho que vai ser relativamente fácil encontrar um espaço que não implique uma renda astronómica. :)
.
Já o disse antes mas volto a dizê-lo, contem cmg ;) :rasta: mental e fisicamente ;) :cartaz:
Stewie weed
02-18-2015, 20:04
Sempre quando vejo este tópico crescendo parece estar mais próximo de ser concreto a associação.
Candidatos , futurus sócios e uma sede fixa até o momento tudo a fluir bem , que venham as flores rsrs.:yep:
Boas !!! estou a gostar de ver o desenvolver do tema ,parabens a todos .
Associacao na hora ja tinha verificado essa possibilidade mas tal como o Doozer disse existem algumas limitacoes tanto nos estatutos que estao previamente definidos e a disponibilidade de nomes (tambem pre definidos ).
Sobre a participacao como ja tinha dito em post anterior estou disponivel apesar de nao me encontrar no pais .
Quanto a questao da sede depende do lugar (nao sei de que zona 'e a maioria dos intervenientes mas caso sejam da regiao de Lisboa /margem sul, posso disponibilizar um espaco para a sede sem custos por uns meses ) Uma loja pequenita que tenho na margem sul .
Eu concordo que estas questoes se tratam melhor pessoalmente e nao me oponho a que o incio seja feito por um grupo que esteja mais proximo fisicamente mas acho que devemos ter a porta aberta para todos e nao estarmos dependentes da localizacao geografica .
Eu tenho disponibilidade para participar na criacao da associacao e partilhar os custos de inicio de actividade . Estou disponivel para qualquer funcao nao tenho problemas em dar cara ou falar em publico .Se quando marcarem o primeiro encontro acharem boa ideia eu terei todo o gosto em participar online ,caso contrario tambem nao tem problema estou pronto para participar da forma que for mais conveniente para a associacao !!!
Um grande abraco
253 Adv Gardem
02-19-2015, 15:19
sim senhora
começa a ver-se a luz ao fundo do tunel ehehe
Tricomaria
02-20-2015, 05:31
Caros amigos,
Foi criado um subfórum de nome provisório "Futura Associação Canábica" e dentro desse subfórum foi criado um outro com o nome "Grupo de Trabalho". Esse espaço é privado e será necessária uma password para entrar. Esta password será enviada a todos os que participaram activamente neste tópico durante os últimos 90 dias. Quem não tenha participado activamente nos últimos 90 dias mas queira participar a partir daqui, deverá candidatar-se manifestando o seu interesse neste tópico em que estamos e, depois, segundo os critérios que definirmos poderá ser ou não aceite no grupo.
Saudações tricomáticas! :yep:
carlitox93
06-09-2015, 08:53
olá bom dia a todos pessoal, quero apenas dizer que me coloco ao dispor em ajudar e em fazer encontros pessoais se necessário sem qualquer problema, sou novo, apenas fumo a 6 anos e realmente tenho visto a minha vida a caminhar em torno desta luta, na situação em que se encontra o país há que criar novos postos de trabalho, neste campo seria provavelmente aquele em que realmente teria prazer em trabalhar ainda que de borla, mas pelo menos teria gosto em acordar todos os dias para trabalhar o tema, quero com isto tudo dizer que não sei onde poderei ser grande ajuda, mas se houver alguma associação quererei fazer parte dela. gostaria de saber quais os requisitos para tal e ao que terei de me comprometer a fazer.
Olá amigo!
Bem-vindo aí ao Tricomaria :yep:
Pelo que contas sobre ti dá a ideia de que vieste parar ao sitio certo :D
Como terás certamente reparado, o post anterior ao teu data de 20 de Fevereiro, tendo-se portanto passado já mais de 3 meses desde então. Ainda alargámos a discussão por mais algum tempo num tópico de acesso condicionado, onde só demos acesso às pessoas que foram activas neste tópico até essa data, mas de momento o "projecto" está parado. Não se avançou para já porque (na minha opinião) faltam 3 ou 4 pessoas que além de terem já um percurso de alguns anos na cena canábica, também tenham o reconhecimento e confiança da maioria do pessoal canábico que se interessa por este tema, mas, principalmente, que tenham tempo e vontade de trabalhar.
Não se tendo reunido essas condições, ficou em standby. Mas temos noção do que é preciso fazer, das opções que se podem tomar e dos gastos inerentes à criação da associação, assim como do número mínimo inicial de sócios para se poder cobrir esses gastos com os valores das quotas.
Se retomarmos este tema, quando o retomarmos, estarás em condições de ser mais um a ajudar. Mas, para isso, era capaz de ser interessante se começasses por ser um user do fórum minimamente assíduo, para que assim o pessoal te conheça e se habitue a ti. Tendo em conta que estamos remetidos ao universo "online", a participação do pessoal com o teu perfil em fórums como este é sem dúvida importante e pode fazer a diferença.
Vamos falando, abraços!
tommy
carlitox93
06-10-2015, 11:01
vamos pois, já percebi que todos aqui são verdadeiramente entendidos na coisa, eu infelizmente por algum receio e por ainda viver com os pais é complicado fazer o auto cultivo, apesar de ser o que realmente desejo, produzir as minhas próprias ricas em cbd, o que procuro nela é algo prazeroso de fumar com cheirinho e sabor, quanto a moca pode ser ligeira mas o que procuro mesmo é o que ela tem de curativo para me dar =), ainda assim desconfio que os ataques de paranóia que por vezes tenho provenham mesmo da legislação do país, porque se não tivesse de andar sempre a coca de quem me ve, julga ou me apanha as paranóias desapareciam por completo. Era menos um ponto a favor de quem diz que a nossa maria não nos faz bem!
carlitox93
06-28-2015, 01:03
surgiu me uma pequena ideia, para quem quiser participar claro, e há sempre a hipótese de omitir identidades, mas sugeria criar se um filme um documentário português acerca do mesmo assunto de forma a apoiar a nossa futura associação mas em que se entrevista se pessoal que realmente utiliza para fins medicinais, pessoal desempregado que encontraria emprego nesta mesma área e até mesmo pessoal contra, pois aí veríamos o quão retro-gados são os argumentos dos mesmos, demonstraríamos a versatilidade de fundamentos para a legalização e veríamos sempre os mesmos argumentos contra, o que só por aí demonstraria ao publico português que já existe mais informação para quem a procura
ptfarmer420
08-31-2015, 13:00
Estou disponível para ajudar no que me for possível. Infelizmente não posso fazer acções de rua mas fica a minha disponibilidade dentro das minhas limitações.
Na minha opinião seria uma boa iniciativa. Mas se for para ser tem de ser algo a serio, organizado e estruturado !
ThcBrasil
04-29-2016, 22:17
Concordo e apoio a iniciativa xD